Uma boa narrativa é só o começo da história.
Esta é uma cena cada vez mais comum: antes mesmo de sairmos da cama, pegamos nossos smartphones e já começamos a sofrer um bombardeio diário de informações recheadas de ofertas de produtos e serviços.
A questão é que a maioria das pessoas cria mecanismos de defesa que reduzem a eficiência das abordagens tradicionais. Daí se percebe a importância do storytelling, já que uma boa história desde sempre é um dos melhores recursos para ganhar a atenção de alguém.
Mas para que o storytelling traga resultados mais efetivos, esta história precisa:
- Ser uma narrativa única que crie uma relação de proximidade com o cliente;
- Revelar a grande vantagem que a empresa, produto ou serviço traz para a sua vida;
- Partir de fatos da própria empresa, que deverão ser reorganizados dentro do contexto de uma trama de forma a se obter uma história;
- Possuir significados emocionais que devem ser inseridos no contexto da trama.
E, mesmo sendo possível utilizar blogs, filmes, canais sociais e multimedia para contar uma história, ela deve ser adaptada para cada meio, já que cada um deles provoca reações diferentes no público. Daí surge o conceito Transmidia Storytelling que é o ato de contar histórias complementares em diferentes mídias, porém com narrativas distintas. O segredo é ter consciência de qual história deve ser contada em qual meio.
Além disso, o storytelling é uma metodologia que envolve uma série de técnicas para a construção do universo ficcional, a evolução da narrativa, o desenvolvimento dos personagens e os “ganchos” que prendem a atenção do público. E a atenção é o bem mais valioso da audiência.
O Storytelling é uma técnica que pode ser aplicada na estratégia de marketing de conteúdo. Um bom conteúdo, verdadeiro, útil e bem contado, torna-se referência e é fundamental para a obtenção de resultados mais efetivos em assessoria de imprensa e o marketing digital.